Na década de 1960, Heinz Hankammer fundou a BRITA, inspirando-se no nome de sua filha e tendo como mote: otimizar a água da torneira. Numa primeira fase,
destinava-se às baterias de automóveis, e pouco tempo depois, à utilização doméstica. Em 1970 lançou o seu primeiro jarro filtrante e patenteou-o. O que começou por ser uma produção no seu jardim floresceu, ao longo de 50 anos, tornando-se numa multinacional.
O primeiro jarro filtrante – cuja designação oficial era Haushaltswasserfilter I (jarro filtrante doméstico I) – consistia num funil que era colocado num recipiente transparente. Simples e funcional. O formato do funil e a sua cor laranja-vivo personificavam o estilo da década de 1970. Mas o princípio da filtração era inovador. Hankammer usou uma resina de permuta iónica e carvão ativado para reduzir o calcário e outras substâncias que afetam o sabor e o odor, resultando numa água mais suave e saborosa. O passado e o presente.
BRITA: Uma história de 50 anos
Uma história de êxito alemão: do primeiro jarro filtrante à atribuição de prémios.
Autora do teste do chá, especialista em reciclagem e vencedora de prémio de design
O desafio: Heinz Hankammer sabia que o chá preparado com água filtrada sabia melhor e tinha melhor aspeto, mas como conseguiu convencer os outros? Através do teste do chá. Preparou duas chávenas de chá: uma com água da torneira normal e outra com água filtrada BRITA. Depois de arrefecer, distinguiam-se resíduos desagradáveis a flutuar no chá preparado com água da torneira, ao passo que o outro chá era límpido e profundamente aromático. Todos os que assistiram ficaram impressionados com o resultado.
Heinz Hankammer foi aperfeiçoando incessantemente as especificações técnicas do seu produto, nunca descurando de uma abordagem sustentável e responsável. Numa primeira fase, apenas o material filtrante estava disponível como recarga. Em 1979, os cartuchos filtrantes de recarga foram acrescentados à carteira de produtos da BRITA.
A partir de 1992, as instalações da empresa em Taunusstein, na Alemanha, passaram a incluir uma unidade de reciclagem interna para os cartuchos filtrantes usados. Nessa unidade, a BRITA faz a triagem entre a mistura de carvão ativado e a resina de permuta iónica que os cartuchos contêm. A fase seguinte decorre na câmara de regeneração, na qual a resina de permuta iónica ganha uma nova vida antes de ser utilizada numa mistura para cartuchos filtrantes novos.
Paralelamente à realização de investigação em engenharia e à expansão da gama de produtos para incluir filtros de qualidade profissional para utilização comercial, a BRITA também tem privilegiado desde sempre o design. O mote de Heinz Hankammer “preciso, útil e económico” continua a ser seguido atualmente pelos designers da BRITA com enorme êxito. Em 2008, o jarro filtrante Navelia foi laureado com o prémio japonês Good Design Award e, em 2009, com o ilustre Red Dot Award.
Qualidade fabricada na Europa
Após o lançamento dos filtros de qualidade profissional em 1980, os baristas e proprietários de restaurantes recorreram de imediato à BRITA. A água filtrada sabe definitivamente melhor. Com a possibilidade de desenvolverem plenamente o seu aroma, o café, chá e os alimentos transformaram-se em verdadeiras iguarias. A indústria cresceu rapidamente, sobretudo porque a água filtrada BRITA protege equipamento dispendioso. As máquinas e aparelhos deixam de exigir operações de manutenção e reparação caras provocadas pelos depósitos de calcário. Hoje em dia, os hospitais, lares de idosos, escolas, jardins-de-infância e escritórios também já dispõem da sua própria solução de água BRITA.
A visão progressista do seu pai ainda continua a impressionar Markus Hankammer, Presidente Executivo do Grupo BRITA desde 1999, pela forma como, naquela época, “concretizou uma tecnologia desconhecida com confiança, sem imaginar que estava a desenvolver um nicho de mercado global.” Nessa era nasceu um mercado BRITA que continua a ser líder na atualidade.
A BRITA conta com aproximadamente 1.827 funcionários nas 28 filiais nacionais e internacionais dos 66 países, incluindo cerca de 942 na sua sede, na Alemanha. A empresa familiar dispõe de instalações de produção na Alemanha, Grã-Bretanha, Itália e China.
Expansão global
A expansão do negócio à escala global é um dos principais objetivos estratégicos, sendo que os primeiros mercados foram o espanhol e o francês. Na década de 1980, a empresa expandiu-se para a Grã-Bretanha, que ainda continua a ser um mercado importante. Atualmente, a BRITA está presente na Ásia tendo filiais no Japão, China, Taiwan e Hong Kong. Também abriu recentemente uma delegação na Turquia, a porta de entrada para a Ásia.
O conhecimento dos hábitos de consumo de bebidas de outras culturas e a melhoria da água para todos são determinantes para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e produtos modernos. Segundo Markus Hankammer, é precisamente pela sua “fiabilidade e conhecimento especializado” que a BRITA é conhecida a nível mundial.